Atualizado 16/11/2017

Aluna da Regional de Xanxerê fica em primeiro lugar no concurso do CEPIN

Aluna do quinto ano da Escola Indígena de Ensino Fundamental São Pedro, do município de Ipuaçú, Fernanda Pilantir venceu o concurso cultural para a criação da logomarca do Conselho Estadual dos Povos Indígenas de Santa Catarina (Cepin).

 

O concurso realizado junto com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação e a Secretaria de Estadi da Educação, trabalhou com alunos das Escolas Indígenas de todo o Estado.

 

O desenho da aluna vencedora representa um brinco em formato de filtro dos sonhos que forma a letra "C". O filtro dos sonhos foi escolhido pois é um adorno que é utilizado pelas etnias Kaingang, Guarani e Xokleng. A composição da logomarca criada pela aluna ainda possui outros elementos que caracterizam a cultura indígena e os povos. A pintura corporal Guarani e as marcas Kaingang, Kami, Kairu e Xokleng.

 

Fernanda Pilantir ficou em primeiro lugar e como premiação receberá no dia 24 de novembro um tablete. Já a escola em que ela estuda receberá um computador, um projetor e uma televisão.

 

A coordenadora pedagógica das escolas multisseriadas indígenas, Maria Lúcia Bizolo, disse que a participação dos alunos na criação da logomarca permite que eles possam mostrar as suas habilidades artísticas e ainda o conhecimento referente a sua cultura. "A premiação da Fernanda vai evidenciar, além do talento dela, o nome da escola e trabalho desenvolvido pela professora Ana Márcia Gonçalves, e ainda servir de estímulo para que participem de outros concursos", explica.

Fonte: ADR Xanxerê
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções