Atualizado 10/05/2018

CRAS de Ponte Serrada lança novo projeto Vida: família e valores

O lançamento do projeto aconteceu nesta segunda,7, com aplicação de estratégias.

Sob nova coordenação o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), de Ponte Serrada apresentou um novo projeto a ser aplicado na comunidade com o tema, Projeto Vida: família e valores ouvindo e  trabalhando as necessidades com os temas do CRAS.

 

"Sentimos a necessidade de propor esse projeto de resgate de valores para trabalhar com as famílias que são assistidas através do grupo Programa de Atenção Integral à Família PAIF, com a finalidade de promover os valores da cidadania e o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes,  incluindo orientação profissional. E assim perceber as necessidades do grande grupo com o objetivo de trabalhar os temas do CRAS com embasamento na família e nos valores, através de planejamento individual  dos profissionais da  Equipe Técnica do CRAS, comentou a atual coordenadora, Nilma Barreto.

 

De acordo com a coordenadora Nilma, a cerca de um mês o projeto foi apresentado na presença da  equipe técnica, a assistente social, psicóloga, orientadora educacional, além da presença da secretária municipal de assistência social,  vice prefeita e alguns convidados.

 

"A apresentação do projeto para equipe foi um momento importante e de trocas de conhecimentos e oportunidades. Já que os objetivos  do mesmo vem ao encontro do nosso planejamento anual. Desde  já quero parabenizar a forma o qual  os trabalhamos vem sendo conduzidos em nosso Centro de Referência de Assistência Social, contando assim com o comprometimento de todos da equipe, que hoje encontra-se completa", salientou a secretária de assistência social, Andreia Cordeiro.

 

Na última segunda-feira (07), cerca de 150 usuários dos serviços de assistência social de Ponte Serrada,  compareceram no Centro de Convivência dos Idosos para participar de uma reunião grupal. Neste  encontro a  equipe técnica, teve a oportunidade de colocar em prática uma das etapas sugeridas no projeto, que era aplicação de estratégias com o público alvo famílias do grupo PAIF que são assistidas por meio do Centro de Referência da Assistência Social, CRAS.

 

De acordo com a coordenadora Nilma o encontro teve como objetivo ouvir o grupo e destacar as principais necessidades que possam ser assistidas através dos serviços de assistência. Da mesma forma a equipe técnica pode agregar ao projeto as estratégias estabelecidas para obter essas respostas colando em prática a técnica do Mapeamento Falado, que consistiu em mapear a cidade, e identificar as políticas públicas, existentes, as inexistentes e as existentes que não estão funcionando.

 

"Vale ressaltar que na sequência desse trabalho será solicitado o planejamento individual de cada técnica a partir das necessidades levantadas pelo grande grupo. Para que assim possamos  dar início as ações propostas no projeto, desenvolvendo objetivos como a importância de manter os valores,  propor resgates dos valores familiares, aproximar o vínculo entre pais e filhos através de oficinas, buscar  profissionais para mediar os assuntos a serem abordados conforme sugestões levantas pelo grupo PAIF, estabelecer encontros quinzenais nos bairros abordando temas do CRAS conforme o interesse do grupo, buscar de forma conjunta meios para combater as vulnerabilidades no território, estimular a participação coletiva nas discussões incentivando-os a busca de ações empreendedoras, finalizou a coordenadora do CRAS, Nilma Barreto.

 

No próximo dia 02 de junho está programada uma Ação Comunitária do CRAS, com participação de várias instituições  com pontos de informação  na Praça da Rodoviária. Um espetáculo de teatral de rua também estará presente no evento. Em breve a coordenação divulgará o cronograma.

Fonte: Assessoria
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções