Atualizado 24/04/2018

Falta de chuva em SC deixa rios em situação de emergência; previsão é de predomínio de sol e calor

As temperaturas devem subir no início da tarde. No período mais quente do dia chegam até 32°C no Oeste e no Sul.

Uma massa de ar seco mantém o predomínio do sol e calor em Santa Catarina nesta terça-feira (24). A falta de chuva das últimas semanas provocou a redução do nível dos rios e deixou pelo menos quatro cidades em estado de emergência para estiagem, como mostrou o Bom Dia Santa Catarina.

As temperaturas devem subir entre o fim da manhã e a tarde, e chegam até 32°C no Oeste e no Sul. No Litoral e Vale do Itajaí alcançam 30°C no período mais quente do dia.

Nas outras regiões, as máximas ficam entre 27°C e 30°C. Esquenta um pouco mais, inclusive, na Serra, que tem um amanhecer frio, como em Urupema que marcou 6°C, mas durante a tarde fica alcança 27°C.

"Como o ar está muito seco qualquer nuvem mais carregada que se aproxime perde força ao se aproximar do Estado. Esse comportamento de ar seco vai continuar ao longo desta terça-feira não tem previsão de mudança”, explica Leandro Puchalski, da Central NSC de Meteorologia.

Segundo a Epagri/Ciram, órgão estadual que monitora as condições climáticas, a expectativa é que o tempo apresente as mesmas condições até a sexta-feira (27) em todo estado.

 

Queimadas e estiagem

 

No mês de abril, por conta do calor e tempo seco foram registrados 83 focos de queimadas, maior registro nos últimos 15 anos. Entre os casos de ocorrência estão áreas no Sul e na Serra catarinense.

Outra consequência por conta do ar seco, é que rios ficam com o nível abaixo do normal. Pelo menos 11 cidades catarinenses estão em algum estágio de estiagem. Em estado de emergência para estiagem, estão rios de Concórdia José Boiteux, no Oeste catarinense, Braço do Norte, no Sul, e São João Batista, na Grande Florianópolis.

Fonte: G1 / SC
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções