Atualizado 08/05/2017

No mês de maio Senar/SC capacitará mais de 6 mil produtores catarinenses

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), prioriza a qualificação no meio rural a fim de garantir o nível de excelência da produção e, consequentemente, elevar a rentabilidade das propriedades catarinenses. Pensando em promover acesso a capacitações aos produtores rurais catarinenses, o SENAR/SC oferece mensalmente cursos gratuitos.  Em maio serão promovidos 394 cursos e capacitados 6.304 produtores, trabalhadores e empreendedores rurais em Santa Catarina. Os treinamentos podem ser acessados no site do Senar/SC (www.senar.com.br) com as especificidades de carga horária, local e data de realização. Para participar, o produtor deve procurar o Sindicato Rural do município.

 

Na região Norte ocorrerá o treinamento nos dias 08 e 09 no município de Campo Alegre de olericultura orgânica. Em Bela Vista do Toldo acontecerá a capacitação em processamento de carne suína nos dias 09 e 10. A qualificação em cultivo hidropônico de hortaliças está programada para os dias 16 e 17 em Irineópolis. Nos dias 23 e 24 Canoinhas terá o treinamento de formas associativas no meio rural. O curso de turismo rural (acolhida no meio rural) será promovido em Itaiópolis nos dias 29 e 30.

 

Entre as qualificações disponíveis para a região do Vale do Itajaí está a de organização da propriedade rural (programa 5S) em Chapadão do Lageado nos dias 09 e 10. A capacitação de emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural está programada para o dia 10 em Atalanta. Nos dias 15 e 16 o município de Rodeio terá o curso de primeiros socorros. O treinamento em emissão de Guia de Trânsito Animal (e-GTA) será realizado no dia 24 em Rio do Campo. O curso de ensilagem ocorrerá em Rio do Oeste no dia 30. No período de 29 a 31 a cidade de Vidal Ramos receberá a qualificação em operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas.

 

Na região Sul está previsto o curso nos dias 18 e 19 no município de Treviso de capacitação em meliponicultura. Içara receberá nos dias 22 e 23 a qualificação em manejo de colmeia. Nos dias 23 e 24 o treinamento de conservação do solo ocorrerá em Araranguá. Laguna terá nos dias 30 e 31 a capacitação em cultivo protegido de hortaliças. Encerrando o mês de maio, o curso de culinária de peixes e frutos do mar será ofertado em Jaguaruna nos dias 30 e 31.

 

A região Leste terá nos dias nos dias 11 e 12 em Anitápolis o curso de produção e manejo de ovinos. Os municípios de Florianópolis e Biguaçu receberão, respectivamente nos dias 15 e 16, os treinamentos de comercialização na propriedade rural e inclusão digital rural (informática básica). Nos dias 22 e 23 a qualificação em piscicultura será promovida em São Pedro de Alcântara e no dia 23 ocorrerá em São José o curso de fluxo de caixa da atividade rural.

 

Na Serra Catarinense será oferecido o treinamento de operação e manutenção de roçadeira em Alfredo Wagner nos dias 08 e 09. A qualificação de rédeas ocorrerá em Bom Retiro no período de 08 a 12. O município de Correia Pinto terá nos dias 11 e 12 a qualificação em instalação e manutenção de redes elétricas. O curso de conservas de frutas, hortaliças e temperos está planejado para os dias 18 e 19 em Otacílio Costa. Nos dias 23 e 24 será desenvolvido em Palmeira a qualificação em olericultura básica. No período de 25 a 29 Anita Garibaldi receberá o treinamento de gestão da propriedade rural.

 

Entre os cursos disponíveis para o Meio Oeste está o de olericultura orgânica nos dias 08 e 09 em Vargem Bonita. Nos dias 09 e 10 a qualificação em implantação do pomar (fruticultura) ocorrerá em Campos Novos. No mesmo município está programada a capacitação de jardineiro nos dias 11 e 12. O treinamento em educação ambiental ocorrerá em Fraiburgo nos dias 18 e 19. O município de Herval D’Oeste terá no período de 16 a 18 o curso de artesanato em couro e nos dias 22 e 23 a cidade de Jaborá receberá a qualificação em confeitaria.

 

Para a região Oeste está programada a qualificação em fluxo de caixa da atividade rural em Seara no dia 12. Nos dias 15 e 16 os municípios de São Domingos e Passos Maia terão, respectivamente, os cursos de boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias e processamento de carne suína. Em São Domingos também ocorrerá o treinamento de controle de qualidade no transporte do leite no dia 17. No dia 23 Coronel Martins terá a capacitação em proteção de nascentes e nos dias 23 e 24 será promovido na cidade de Quilombo o curso de produção caseira de massas para congelamento.

 

A região Extremo Oeste receberá nos dias 15 e 16 o curso de derivados do leite em Tunápolis. No período de 15 a 17 o treinamento de operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas ocorrerá em Flor do Sertão. Nos dias 22 e 23 o município de Iporã do Oeste terá a capacitação em confeitaria. Entre os dias 22 e 26 a qualificação em artesanato de crochê e tricô será promovida em Palma Sola. O município de São Bernardino contará com a capacitação em inclusão digital rural (iniciação à informática) e no período de 29 a 31 será desenvolvido em Águas de Chapecó.

Fonte: MB Comunicação
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções