Atualizado 09/08/2018

Produção de leite tem maior aumento

O leite de vaca é um dos setores produtivos com maior expansão na agropecuária catarinense desde 2006. O salto foi de 103% na produção em 11 anos. Indústrias de grande porte no entorno deram vazão a pequenos e médios produtores. Apesar do ritmo acelerado em pouco mais de uma década, as projeções para os próximos anos são modestas. Os dados fazem parte do Censo Agropecuário divulgado pelo IBGE.

 

Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados de SC (Sindileite), Valter Antônio Brandalise, o crescimento esteve na casa de 10% ao ano até 2014, quando estabilizou e a taxa passou a oscilar. Na avaliação da entidade, o setor chegou próximo de um limite.

 

O que impede uma nova retomada na produção, diz Brandalise, é a combinação de custos de insumos, como a soja e o milho, além do combustível, da energia elétrica e da carga tributária.

 

– O governo não tem olhado o leite com a importância que ele merece. Não existe equilíbrio fiscal nas Unidades da Federação. A carga tributária em Santa Catarina é maior do que no Paraná e no Rio Grande do Sul. A indústria não consegue acompanhar essa diferença – critica Brandalise.

Fonte: FECOAGRO
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções