Atualizado 06/07/2018

Situação dos moradores de rua de Xanxerê é acompanhada pelo MP

Abordar os moradores de rua de Xanxerê e oportunizá-los a retornar para suas famílias ou para a Casa Solidária de Xanxerê, será uma das atividades que acontecerá no município. A iniciativa é do Ministério Público por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Xanxerê.

 

O promotor Marcos Augusto Brandalise, explica que o CAPS do município estará desenvolvendo um plano de atendimento para essas pessoas.

 

“Será encaminhado um plano de atendimento para os moradores de rua. Tivemos uma reunião com o social e foi decidido que vai ser criado um serviço de abordagem a esses moradores”.

 

Caso algum morador de rua de Xanxerê esteja em uma situação de urgência ou emergência, no quesito de saúde, é necessário que a população chame pelo serviço do Samu.

 

“Nós estamos estabelecendo um fluxograma para explicar e entender quem se deve chamar para atender esses moradores em situação de urgência. A assistência social já apresentou um modelo que ainda não está bem definido. Vamos definir um protocolo de atuação, por isso precisamos do pronto atendimento de saúde, para que depois que o Samu atenda eles possam ser encaminhados para lá”, explica Brandalise.

 

Uma recomendação solicitando uma assistente social na área da saúde já foi expedida para a secretaria do município de Xanxerê.

 

“Foi expedido uma recomendação para que se designe um assistente social na área da saúde, para que depois que essa pessoa for atendida, tenha esse serviço e possa ser encaminhada aos setores de apoio”.

 

Outro ponto levantado pelo promotor, foi o da construção de uma nova Casa Solidária, que é vinculada a Paróquia Senhor Bom Jesus de Xanxerê. “Paralelamente a isso temos as entidades que não são governamentais. Um exemplo é a igreja católica que já tem um terreno, uma casa já está em fase de construção e já tem um voluntário que está fazendo as abordagens nas ruas. Então todo esse trabalho está bem avançado, falta a gente definir a questão do pronto atendimento”.

 

© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções