Atualizado 14/12/2017

Transparência e diálogo são ingredientes para gestão de qualidade, avalia prefeito de Passos Maia

Leomar Listoni faz balanço sobre o primeiro ano de mandato e projeta ações para 2018

O prefeito Leomar Listoni está concluindo em dezembro o primeiro dos quatro anos de mandato à frente da administração municipal de Passos Maia. Ações na saúde, infraestrutura e agricultura estão entre os destaques nos primeiros 12 meses da gestão conduzida ao lado do vice-prefeito Edemar José Michelon.

 

Listoni também fala sobre as ações planejadas para o próximo ano e cita os desafios para manter os trabalhos diante da situação financeira desfavorável em razão da crise econômica. Também coloca o bom relacionamento e a transparência com a sociedade e outras esferas de governo como ingredientes para um bom desempenho administrativo.

 

Sobre as primeiras ações em 2017, a aquisição de uma nova ambulância e automóveis para a Secretaria de Saúde estão entre os destaques no setor. “Hoje temos uma frota adequada para atender toda a população, já que nosso município é muito grande territorialmente, o que exige bastante da Secretaria de Saúde. Temos quatro postos, sendo dois na cidade e dois no interior, uma equipe de profissionais capacitada, oferecendo também atendimento especializado em diversas áreas em hospitais da região”.

 

Na educação, o transporte escolar é um dos gargalos apontados pelo prefeito. Atualmente com 15 linhas ativas e fazendo o transporte de estudantes por trechos que somados dão cerca de 1,5 mil quilômetros por dia, o objetivo da administração é investir na renovação da frota a partir de 2018. “Estamos correndo atrás do governo do estado e governo federal para tentar adquirir novos ônibus e melhorar o nosso transporte escolar”, diz Listoni.

 

“Por outro lado, estamos com o nível do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) satisfatório, com os professores se esforçando muito e colhendo bons resultados. A gente também parabeniza a nossa equipe pelo esforço para realizar um bom trabalho nas escolas”, acrescenta o prefeito.

 

Aquisições de máquinas e equipamentos, incluindo um rolo compactador, também são destacadas como ações importantes na área de infraestrutura. “Por termos um território muito grande, acima de 600 quilômetros quadrados, faz com que a demanda seja muito forte. Mas temos equipes boas e acreditamos estar atendendo as necessidades nesse setor”, avalia.

 

 

Projetos, parcerias e desafios

 

 

As dificuldades financeiras enfrentadas pela crise econômica estiveram entre os principais desafios no primeiro ano de gestão. Para o prefeito, as parcerias com os governos estadual e federal ganham ainda mais importância na atual conjuntura. “Encaminhamos muitos projetos e acreditamos que o próximo ano será de realizações”, estima.

 

Entre as ações, Listoni cita um projeto junto ao Badesc para o melhoramento de ruas no Centro da cidade, com pavimentações, ciclovias e calçadas. “É um projeto bem encaminhado, que deveremos começar a executá-lo no próximo ano, atendendo a maior parte da demanda do nosso perímetro urbano”.

 

A aquisição de terrenos para a abertura de loteamentos populares é outra ação destacada pelo prefeito. Segundo ele, a intenção é buscar parcerias junto ao governo federal, no programa “Minha casa, minha vida”, para atender a demanda habitacional do município.

 

A previsão de início da construção da Apae, a partir de 2018, é outra conquista citada pelo prefeito. A entidade já recebeu do município um terreno de 912,51 metros quadrados. A área foi doada em 2014 e vai abrigar a obra, que já tem projeto finalizado. Uma emenda parlamentar de R$ 250 mil também já foi repassada neste ano pelo deputado federal João Rodrigues.

 

“Também lançamos alguns programas, como o de incentivo à criação de peixes. É um programa em longo prazo, que pode dar resultado. Estamos incentivando os agricultores que têm o potencial para produzir peixe. Nós temos mais de 800 propriedades e grande parte tem condições de desenvolver essa atividade”, acrescenta o prefeito.

 

Compromissos

 

“Como viemos de uma gestão em que eu era vice-prefeito, o compromisso é dar continuidade aos programas existentes e criar novos, e é o que estamos fazendo. Não fizemos promessas de campanha, e sim compromissos de dar seguimento às boas ações e lançar novos desafios”, argumenta Litoni, citando que outra meta é a construção de uma creche para atender alunos da educação infantil. “Esse é um compromisso que vamos lutar até o último dia do mandato para conseguir realizá-lo”, garante.

 

O sucesso da gestão também passa pela confiança da população. Para o prefeito, a receita consiste no diálogo e transparência, promovendo conversas frequentes com as comunidades. “Acreditamos que a população deixou de lado aquelas questões políticas que a gente vive em período de eleição. Hoje estamos alinhados para avançar. É muito importante a consciência e o apoio para que possamos trabalhar alinhados com a população, os partidos políticos, a Câmara de Vereadores e os funcionários públicos, podendo trazer os benefícios que todos esperam do poder público”.

 

26º aniversário

 

Durante as duas primeiras semanas de dezembro, Passos Maia comemorou o 26º aniversário com uma série de eventos. Entre as atividades, a programação teve rodeio, festival da canção e shows, com destaque para a atração nacional em praça pública, onde a dupla Rick e Giovani contagiou milhares de pessoas em um show ao ar livre no dia 10 de dezembro.

 

“Para trazer essas atrações, contamos com parcerias, principalmente de fornecedores e do comércio local. Agradecemos a todos que contribuíram e participaram das festividades do município, comemorando conosco mais um aniversário. Desejamos que 2018 seja um ano melhor, com paz e saúde, e queremos convocar a sociedade a estar junto conosco, trabalhando em prol do nosso município”, finaliza o prefeito.

Fonte: Assessoria
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções