Atualizado 28/02/2019

Professores da rede municipal de ensino participam de capacitação em Passos Maia

Docentes foram envolvidos em dois dias de atividades realizadas pela Secretaria de Educação do município

Dezenas de professores da rede municipal de ensino participaram nesta semana de uma capacitação com a equipe do Sistema Educacional Família e Escola (Sefe) em Passos Maia. O Sefe é utilizado há vários anos como base de ensino nas escolas do município, com a equipe de docentes passando por frequentes capacitações para aproveitar melhor o material.
 
 
 
As assessoras pedagógicas do Sefe, Fatima Balthazar e Katia Bocuti, trabalharam na formação de professores da educação infantil e do primeiro ao quinto ano. Uma turma de docentes dos anos finais também passou por uma formação com professoras do Instituto Federal Catarinense de Abelardo Luz, trabalhando a interdisciplinaridade e importância do trabalho conjunto.
 
 
 
“Foi um momento de revisão do nosso trabalho, para ver onde a gente estava errando, o que precisa melhorar”, destacou a coordenadora educacional e responsável pela área técnica da Secretaria de Educação de Passos Maia, Fabiana Zanchet Moretto.
 
 
 
Já com os professores dos primeiros anos, as atividades focaram as formas de avaliação dos alunos, abordando diferentes métodos que podem ser adotados no processo. “Essa é a ideia da formação, que os professores tenham condições de trabalhar com os diferentes tipos de alunos em sala de aula”, ressaltou assessora pedagógica Katia Bocuti.
 
 

 

Avaliando estratégias

 
 
 
Depois da formação, uma avaliação das estratégias pautou os trabalhos. “A gente fez uma avaliação, onde todos os professores tiveram a oportunidade de falar, colocar suas angústias, ver o que é preciso melhorar na escola, porque nada adianta a escola estar organizada se a nossa principal função, que é o aprendizado dos alunos, não acontecer”, disse a coordenadora educacional.
 
 
 
Fabiana também frisou a importância do momento para encontrar caminhos que levem ao avanço da educação nas unidades de ensino do município. Durante a formação, os professores também realizaram um planejamento dos conteúdos que serão trabalhados em sala de aula no decorrer do ano letivo.
 
 
 
“É nessa hora que a gente consegue parar, discutir e buscar soluções para os problemas enfrentados no dia a dia. A cada dois meses a gente vai fazer essa parada com todos os professores dos anos finais, e junto a gente vai manter esse diálogo para achar soluções e melhorar a qualidade da educação”, reforçou Fabiana.
 
 
 

Sefe

 
 
 
O Sistema Educacional Família e Escola (Sefe) é constituído por um conjunto de recursos didáticos, pedagógicos e tecnológicos, com materiais para os alunos e materiais e cursos de formação continuada aos professores. Há também material de apoio e palestras aos familiares, assessoramento pedagógico às equipes técnico-pedagógicas das escolas e da Secretaria de Educação de Passos Maia.

Fonte: Assessoria
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções